banner topo atlantis.jpg
 
 

Pontos de Mergulho

Paraty pode ser considerada a capital do mergulho brasileiro. Com suas águas calmas e claras é um eterno convite para se conhecer as suas belezas marinhas.

Ilha dos Meros
Os melhores mergulhos de Paraty estão nas proximidades desta ilha. Na ponta sul a profundidade atinge os 21metros com grandes pedras de granito formando tocas e passagens. A vida marinha é muito intensa sendo frequente a presença de peixes como o tricolor, casais de peixes-frades, grandes estrelas dos mar e pequenos crustáceos. No centro da ilha, as pedras formam túneis recobertos por diversas espécies de corais. Na ponta norte existe um parcel com mais de 300 metros de comprimento com grandes tocas, onde é comum a presença de peixes de passagem e grandes cardumes.

Ilha dos Ganchos
Localizada logo na saída da Ba¡a de Paraty, a ilha é muito utilizada como opção para as aulas de mar e mergulhos noturnos. Ouriços-do-mar coloridos, pindás e pepinos-do-mar são facilmente avistados. O fundo arenoso desce até os 11 metros de profundidade. Próxima a ilha, pedras servem de abrigo para peixes tropicais, polvos e moréias. 

Ilha Deserta
Esta ilha é a mais afastada da cidade de Paraty e possui grandes tocas vários túneis e muitas passagens estreitas. Cavalos- marinhos, moréias e uma grande diversidade de crustáceos e pequenos invertebrados vivem entre as pedras e no fundo arenoso que vai até os 17 metros. A ilha oferece um bom abrigo para as embarcações, mas por estar próxima ao continente a visibilidade normalmente ' inferior a região dos Meros.

Ilha dos Ratos
Preferida para mergulhos noturnos com uma profundidade m xima de 11 metros. Neste local já foram avistadas raias-jamantas e grandes peixes de passagem. Peixes- frades na fase juvenil, badejos miras e pequenas garoupas estão presentes em todos os mergulhos, assim como pequenos celenterados vermelhos, esponjas e asc¡dias negras.

Ilha Comprida
O Primeiro registro no logbook de um grande número de mergulhadores, a ilha Comprida é mais frequentada pelos barcos de mergulho, principalmente aos sábados quando são iniciadas as sessäes de mar dos cursos básicos de mergulho. Na areia a profundidade máxima atinge 11metros. Na costeira da ilha, pedras servem de abrigo para pequenos badejos, garoupas, peixes-morcego e uma enorme quantidade de sargentos que depositam suas ovas de coloração avermelhada nas paredes lisas das rochas

Parcel do Meros
Recomendado para mergulhadores avançados por estar sujeito a fortes correntes e ondulações. A formação rochosa ' muito bonita recoberta por cracas pequenos corais e diversas esp'cies de estrelas-do-mar. No fundo a 27 metros de profundidade, encontra-se a antiga bóia que naufragou e as correntes de amarração. Peixes-frades, cardumes de salemas e corcorocas são presenças constante neste mergulho.

Laje dos Meros
Considera como o lugar com a maior quantidade de vida marinha na região, o mergulho neste local só é poss¡vel com mar calmo. A Pedra que aflora na superf¡cie cai até os 21 metros de profundidade cercada por grandes cardumes, peixes de passagem e raias-chitas. Normalmente apresenta uma melhor visibilidade por estar mais afastada da costa e por não ser coberta por vegetação.

Ilhote dos Meros
Uma das mais belas ilhas de Paraty, o pequeno Ilhote dos Meros pode ser circundado em um único mergulho em dias de mar calmo. Raias-manteiga são encontradas frequentemente descansando sobre o fundo arenoso. As rochas de granito formam grandes tocas entre as quais nadam cardumes de cirurgiões budiões vermelhos e papagaios. Lagostas e cavaquinhas também podem ser encontradas no local. A profundidade máxima é de 21metros

Ilha dos Cocos
Nesta ilha a profundidade do mergulho fica entre sete e quinze metros. Nela podem ser encontrados polvos pois existe em sua parte mais abrigada o cultivo de mariscos. Mas infelizmente é difícil o mergulho nesta área pois ela é praticamente fechada .

Naufrágio Paulista
É um naufrágio que ocorreu em 1913. O eixo do leme se partiu e o navio foi ao fundo. Levava basicamente madeira de lei. Tem 60 metros de comprimento e está em sua posição natural no fundo lodoso. Possui em sua proa muitas redes enroscadas e o mais interessante ' um aglomerado de anêmonas grandes que ali residem. Possui poucos lugares para a penetração e que se complicam pela pouca visibilidade. Se encontra a uma profundidade de 28 metros.

#
#
 
Loja e Reservas
Av. Roberto Silveira, 16 – Centro - Paraty – RJ
(24) 3371-2991 / (24) 7834-1468 / Nextel: 30*20651
(24) 9999-65118 – WhatsApp (Vivo)
Funcionamento: 9h as 22h (exceto as segundas-feiras)
Base de Embarque e Reservas
Rodovia Rio Santos Km 575 S/N
Marina do Engenho
(24) 7834-1469 / Nextel: 30*20652
Funcionamento: 08h as 17h (exceto as terças-feiras)
 
Copyright 2017, todos os direitos reservados, ADRENALINA MERGULHO.